Tomando como ponto de partida você mesmo, com todos os seus desejos e interesses, admitindo que como cristão você deve se atentar a moralidade, comportamento correto ou o bem social o que sobra para você? Qual é aquela parte da sua vida que você pode dizer “eu posso fazer o que quiser com isso”? Existe alguma área da sua vida na qual você é o senhor absoluto e inconteste? Será que tudo? Será que algumas coisas? O que a Bíblia diz sobre isso?
Veja como o Senhor Jesus responde a estes questionamentos:
“Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.”
Lucas 14. 25-33
Cristo diz: Dê-me tudo. “Não quero tanto de seu tempo, de seu dinheiro e de seu trabalho: quero você. Não desejo atormentar seu ser natural, e sim matá-lo. Nenhuma meia medida é boa. Não quero cortar um galho aqui e outro ali. Desejo derrubar a árvore toda. Entregue todo seu ego natural, todos os desejos, tanto os que você acha inofensivos quanto os maus – o conjunto todo. Em troca, darei a você um novo ser. Na verdade, entregarei meu próprio ser a você: minha vontade se tornará a sua vontade”, observou C.S. Lewis.
Meu amigo, você deve reconhecer que tudo que você tem e é pertence a Cristo. Você deve reconhecer isso mais cedo possível, quanto mais tarde mais escravo de si mesmo você será e sofrerá na alma todas as consequências dolorosas de viver para si mesmo. É assim que a vida cristã funciona. Entregar todo o seu ser – todos os seus desejos e todas as suas precauções – a Cristo. Entregue a ele todo peso de tomadas de decisão, todo desejo de controlar o mundo a sua volta, todo o fardo do pecado e aprenda daquele que é manso e humilde de coração; e só assim você encontrará descanso para sua alma.
Que motivos te fazem ter receio de entregar tudo a Deus? Que áreas de sua vida você reluta mais em entregar a Deus? C.S. Lewis acreditava que o verdadeiro problema da vida do cristão reside justamente onde ninguém o procura. Ele se manifesta no exato momento em que você acorda de manhã e é tomado por várias preocupações, se esquece de Deus e inicia suas tarefas tentando dar o seu jeito sem reconhecer o senhorio de Cristo sobre a sua vida e as circunstâncias. Portanto, comece sempre o dia lembrando que Cristo, não você, está no controle!
Rev. Marcos Cleber