Confiar em Deus quando tudo vai bem e tudo acontece conforme planejamos é fácil. Agora, confiar em Deus quando não conseguimos visualizar uma solução para os nossos problemas é bem complicado. Embora reconheçamos essa dificuldade, isso não significa que não consigamos confiar em Deus em tempos difíceis, pelo contrário, nestas horas de tribulações é que se releva a verdadeira fé!
A confiança em Deus é possível para alguém que se sente amado e perdoado por Deus. É prerrogativa de quem já nasceu de novo e experimentou o seu amor na Cruz de Jesus Cristo. Confiar em Deus é descansar nele, mesmo não compreendendo os seus planos, pois sabe que ele sempre tem o melhor para os seus filhos. Confiar em Deus é ter certeza de que ele cuida de nós mesmo quando tudo está contra nós. É chegar até o vale da sombra da morte e confiar que ele está ao nosso lado. Ele jamais nos abandonará!
Não coloque sua confiança em homens, riquezas, fama, ou coisas do tipo. Deposite toda sua confiança em Deus, pois, “melhor é buscar refúgio no Senhor que confiar no homem” (Sl 118.8).
Quando Senaqueribe e os exércitos assírios afrontaram o povo de Deus e zombaram de sua fé questionando sobre “que confiança é esta que te escribas?” (Is 36.4), pois todas as outras nações foram frustradas em sua confiança em seus deuses, sendo derrotadas e conquistas pelo seu poderoso exército, o rei Ezequias, servo de Deus, declarou: “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá” (2Cr 32.7-8).
Da mesma forma nós devemos colocar a nossa confiança em Deus, e olhar não para o tamanho e quantidade dos que estão contra nós, mas para aquele que está conosco para guerrear nossas guerras.
Remova do seu coração toda a incredulidade. Não tenha medo do inimigo. Confia em Deus e descansa Nele. Pois, melhor é estar em um mar revolto com Cristo no barco, do que em terra firme sem ele. Melhor é estar na fornalha ardente por causa da sua fidelidade com Deus, mantendo seus princípios, do que em aparente segurança e prosperidade por negar a Deus e seus valores morais. Melhor ser perseguido e caluniado por causa da verdade do que ser aplaudido e admirado por abraçar o relativismo deste mundo caído. O caminho é estreito, mas não tem coisa melhor do que caminhar com Deus e descansar em seu amor.
Declare como o Salmista: “Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva. Pois tu nos salvaste…” (Sl 44.6-7). A nossa confiança é o Senhor, o Deus todo poderoso que reina soberanamente sobre toda a criação. Confie, pois, no Senhor!
Sem. Alceu Petró Junior